A Massagem

A Massagem é uma atividade que tem como proposta prevenir doenças ou amenizar seus efeitos.

Através do toque das mãos sobre a pele, o massoterapeuta movimenta todo o sistema muscular, nervoso e sangüíneo,  proporcionado benefícios terapêuticos, estéticos e emocionais.
A massoterapia busca manter o corpo em equilíbrio com suas energias.

A massagem não deve, contudo, ser encarada apenas como um tratamento, e sim como uma arte de terapia complementar Não se propõe formular qualquer teoria ou diagnosticar o estado do paciente, mas sim contribuir para melhorar o estado geral de saúde do paciente, atuado como complemento aos tratamentos convencionais e nunca como substituto.



Uma massagem "clássica" inclui 4 manipulações básicas:
                                                                                                                                                 
- Deslizamento                                                                              
- Pressão                                                      
- Percução ou batimento
- Amassamento 
                                   
A massagem é uma arte milenar de cura e auto-cura e tudo deve ter começado com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia uma dor, pela fricção da zona dorida. Mas hoje em dia já existem outras formas de massagear o corpo sem ser exclusivamente com as mãos; a tecnologia já proporciona muitos instrumentos mecânicos / elétricos de massagem.

Sendo uma arte tão antiga, não é de estranhar que possam existir várias Escolas e Estilos espalhados por todo o mundo. Podemos, assim, perceber o porquê de existirem terapias de massagem tão diferentes umas das outras, apesar de algumas serem também muito semelhantes entre si.


Não devemos esquecer que a massagem é uma importante troca energética entre o terapeuta e o paciente, estimulando uma comunicação profunda baseada no equilíbrio e na harmonia, sendo muito mais que apenas uma série de movimentos sequenciais e ritmados.