quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A SANTA VITAMINA C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente essencial à saúde, mas infelizmente não é produzida pelo organismo humano. Por isso dependemos de fontes externas (alimentos e suplementos ) para suprir as nossas necessidades.

 A vitamina C está presente em alimentos como as frutas cítricas, morango, manga, kiwi, goiaba, couve-flor, brócolis, repolho, espinafre, batata, tomate etc.
A dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde", é de 60mg/dia, o que equivale a dizer que um copo de goiaba ou apenas uma laranja ao dia, supre essa necessidade.


A vitamina C proporciona os seguintes benefícios:
• Protege o sistema imunológico e aumenta a resistência do organismo, prevenindo e reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas de resfriados.
• Favorece a absorção do ferro, essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio do organismo para os tecidos.
• É essencial para a produção do colágeno, que são as fibras protéicas que formam os tecidos, os sustentáculos das principais estruturas do corpo humano.
• Atua como antioxidante, protegendo as células e os tecidos dos produtos nocivos (radicais livres) das reações bioquímicas que envolvem o oxigênio.
E AINDA...

Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia,  descobriram uma nova função para vitamina C: Tratamento com vitamina C pode ser essencial no início da doença de Alzheimer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário